- Gastronomia
![]()
A gastronomia potiguar é bastante rica e diversificada com pratos locais genuinamente locais com um sabor e tempero exclusivamente nordestino.
Para falarmos mais da Gastronomia local, devemos citar o significado do termo potiguar que se refere ao nome dado a pessoa que nasce no Rio Grande do Norte. A palavra vem da linguagem indigena do Tupi, uma das tribos originárias do estado, e significa “aquele que come camarão”, o principal crustáceo que se encontra na nossa região.
Assim, desde o nascimento da civilização potiguar, tem-se no camarão, um dos principais alimentos nas refeições do dia-a-dia do natalense, estando presente em deliciosos pratos de camarão nos restaurantes da cidade. Se você não tem alergia ao crustáceo, saboreie um delicioso camarão em um dos restaurantes de nossa cidade.
Uma outra famosa comida típica local é a ginga com tapioca. A ginga é um peixe pequeno que não possui espinhas e que neste prato ele é frito e vai recheando a tapioca. A ginga com tapioca pode ser saboreada no Mercado Público da Praia da Redinha e foi considerada patrimônio cultural imaterial do Estado. Vale a pena provar!
Por fim, e não menos delicioso, temos a carne de sol. Um prato que ganhou este nome por conta da sua técnica de conservação da carne, que consiste na salga e secagem da carne por horas. Depois disso, a carne é assada e está preparada para ser saboreada. Aproveite para experimentar e provar outros pratos que vão de acompanhamento com a carne, como o feijão verde, arroz de leite, paçoca de carne e pirão de queijo. Uma delicia!!!