![]()
Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão (Temporariamente echado Para Reformas)
O prédio que abriga o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, está localizado no bairro da Ribeira, no Largo Dom Bosco da Praça Augusto Severo, antiga Rodoviária de Natal. Com um acervo de peças esculpidas em madeira com formas de santos, Cristos crucificados e “tipos” nordestinos, o visitante ainda pode acessar os "totens eletrônicos", que possibilitam conhecer em textos, fotos e vídeos um pouco da vida e obra dos artistas populares potiguares.
Endereço: Praça Augusto Severo, S/N - Ribeira, Natal - RN, 59012-38
Telefone: (84) 3232-8149![]()
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Cascudo. Em 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire, e lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986. A casa foi restaurada para nela funcionar o Instituto Ludovicus, que tem como objetivo divulgar e gerenciar o patrimônio cultural de Luís da Câmara Cascudo. Nela reúnem-se dez coleções, além de todo o acervo bibliográfico e documental do seu patrono. Além da pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas.
Endereço: Av. Câmara Cascudo, 377 - Cidade Alta, Natal - RN
Telefone: (84) 3222- 3293
Horário de funcionamento:Segunda a sexta 12:00 as 17:00
As visitas devem ser agendadas previamente através do telefone ou do WhatsApp (84) 98827- 3866.
![]()
Fortaleza dos Reis Magos
O Forte dos Reis Magos começou a ser construído em janeiro de 1598, antes das primeiras casas da cidade de Natal surgirem num ponto mais alto, a dois quilômetros da costa. Sua finalidade era proteger o território brasileiro das investidas dos franceses.Entre as peças do acervo estão alguns canhões e o Marco de Touros, importante documento que assinala a posse portuguesa da Terra de Santa Cruz. Trata-se de uma coluna de pedra, com as armas de Portugal e a Cruz da Ordem de Cristo esculpidas, fixada em 1501 na costa de Rio Grande do Norte pela expedição de Gaspar de Lemos. Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 16h.O Forte dos Reis Magos começou a ser construído em janeiro de 1598, antes das primeiras casas da cidade de Natal surgirem num ponto mais alto, a dois quilômetros da costa. Sua finalidade era proteger o território brasileiro das investidas dos franceses.Entre as peças do acervo estão alguns canhões e o Marco de Touros, importante documento que assinala a posse portuguesa da Terra de Santa Cruz. Trata-se de uma coluna de pedra, com as armas de Portugal e a Cruz da Ordem de Cristo esculpidas, fixada em 1501 na costa de Rio Grande do Norte pela expedição de Gaspar de Lemos. Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 16h.
Endereço: Av. Pres. Café Filho, 1 - Praia do Meio, Natal - RN, 59010-000 Telefone: (84) 3211-6166 Taxa de Visitação: R$ 5,00
![]()
IHGRN
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, possui um dos maiores e mais completos acervos acerca da cultura, geografia e história do Rio Grande do Norte e do Brasil. O IHGRN é a mais antiga instituição cultural do estado, guarda o mais valioso acervo documental do Rio Grande do Norte, com manuscritos contemporâneos da restauração portuguesa ocorrida logo após a expulsão dos holandeses. No acervo ainda é possível encontrar esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros. Alguns itens de destaque do acervo são a coluna capitolina, flores do Graff Zeppellin e a pia batismal. O seu museu está aberto à visitação e também promove exposições, palestras e outros eventos destinados à manutenção e divulgação da cultura, história e Geografia norte-riograndense. Temporariamente não está aberto à visitação.
Endereço: Rua da Conceição, N.° 622, Cidade Alta, Natal/RN
Telefone: (84) 3232-9728
E-mail: contato@ihgrn.org.br
![]()
Memorial Câmara Cascudo
O prédio onde atualmente funciona o Memorial Câmara Cascudo, foi construído para abrigar a Tesouraria de Fazenda, em 1875. A edificação tinha como objetivo servir de cofre. Em 1987, o prédio passou a funcionar como Memorial Câmara Cascudo, abrigando fotos, livros e reportagens sobre o ilustre norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo. O prédio foi tombado, pelo governo do estado do Rio Grande do Norte, em 1989, garantindo-se assim a preservação de uma edificação de relevante valor arquitetônico.
Endereço: Praça André de Albuquerque, 30 - Cidade Alta, Natal
Telefone: (84) 3232-6334
Horário: Aberto ⋅ Fecha às 17:00
![]()
Antigo Palácio do Governo (Atual Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão)
O Palácio da Ribeira, como era conhecido, foi a quinta sede do poder executivo, do Rio Grande do Norte, que dali foi transferido para o Palácio Potengi, em meados de 1902. O Palácio foi palco de grandes acontecimentos políticos e sociais que marcaram a história do nosso estado. O antigo Palácio da Rua Chile, foi restaurado, em 1999, pelo Governo do Estado, passando a funcionar como Museu de Arte Popular. Atualmente abriga a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão.
Endereço: Rua Chile, n° 106 – Ribeira – Natal-RN
Contato: (84) 3232-9726
Ver fundação José Augusto![]()
Teatro Alberto Maranhão
O Teatro Alberto Maranhão, inicialmente chamado de Teatro Carlos Gomes, começou a ser construído em 1898, sendo inaugurado em 24 de março de 1904. Inicialmente construído sob a forma de chalé, tendo três portas. Ao longo dos anos o Teatro passou por algumas obras de melhoria, ganhando um pavimento, portões e grades de ferro vindo da França (Fundação Val de Osnes) assim como os balcões e obras de arte na fachada. Em 1957, sendo Prefeito de Natal, Djalma Maranhão mudou a sua denominação para Teatro Alberto Maranhão. Em Dezembro de 1988, um decreto do então Governador Geraldo Melo transferiu a administração do teatro para a Fundação José Augusto. Em 1990, o teatro foi reinaugurado e reaberto ao público. Foram preservados os traços e características arquitetônicas, atualmente o teatro Alberto Maranhão encontra-se em reforma.
Endereço: Praça Augusto Severo, s/n - Ribeira, Natal
Ver fundação José Augusto![]()
Museu Café Filho
O prédio do Museu Café Filho, também conhecido como Sobradinho, é um típico exemplar de residência da classe abastada natalense, do século XIX. Sua arquitetura de traços simples, característica do período colonial, torna-o um edifício de relevante interesse arquitetônico. com a aquisição do Governo do estado em 1962, a casa passou por um intenso processo de restauração, que ficou sob a responsabilidade do IPHAN, que além de restaurar o prédio, devolveu o aspecto primitivo.
No dia 12 de março de 1979 passou a sediar o Museu Casa Café Filho, justificando sua relação histórica com o patrono. Neste sobrado, Café Filho fez militância política, criou e presidiu por dois anos o Sindicato dos Trabalhadores.Endereço: Rua da Conceição, 601 Cidade Alta - Natal - RN
Aberto de terça a sábado,
das 8 às 18h - Ingresso: R$ 1,00
![]()
Complexo Cultural da Rampa
O Museu da Rampa fica na foz do Rio Potengi, que banha a capital do Rio Grande do Norte, onde pousavam os hidroaviões que cruzavam o Atlântico. O local histórico, antes abandonado, foi restaurado, equipado e ganhou novos espaços, passando a ser um complexo cultural estruturado para receber visitantes. O Complexo da Rampa contempla desde paisagismo, concepção visual e acústica, até questões relacionadas ao patrimônio histórico, museologia como a restauração da base de hidroaviões de Natal. O complexo turístico conta com um museu e o memorial do aviador com área para exposições temporárias e permanentes e também, um píer para contemplação do pôr do sol do rio Potengi, considerado um dos mais belos do Brasil.
Endereço: R. Cel. Flamínio, 1 - Santos Reis, Natal - RN, 59037-155
Horário de funcionamento:Terça a Domingo (09h às 18h)